Home > Acessórios Automotivos > Veja Como Funcionam os Alarmes Automotivos

Veja Como Funcionam os Alarmes Automotivos

Você acabou de comprar um carro, seja ele novo ou usado. Antes de dar a partida e sair por ai sentindo aquele prazer de dirigi-lo pela primeira vez, aposto que já fez previamente o seguro. Se não fez ou não tem esse hábito, fica a dica.

 

Tem milhares de histórias de pessoas que viraram a esquina com o carro novo e colidiram, foram assaltadas, etc, Uma busca no Google vai te deixar “motivado” a se prevenir!

O problema é que o seguro é uma proteção mais focada no lado financeiro, de você não perder seu patrimônio e o valor investido. Para ter no dia a dia uma proteção Preventiva, é necessário obter itens que desestimulem e/ou dificultem a ação do criminoso. Ai que entra as famosas travas, corta ignição e o foco deste texto: o alarme automotivo.

E quais são os tipos de alarmes automotivos existentes no mercado?

Basicamente, os alarmes são divididos com as seguintes características: Sensor de Movimento, Perimétrico e Volumétrico.

O Sensor de Movimento funciona mais ou menos como o acelerômetro do seu celular, que detecta inclinação, aceleração e qualquer outra movimentação do veículo. Já é comum ver esse tipo de sistema sair de fábrica nos carros mais novos.

O Alarme Perimétrico monitora simplesmente a abertura de portas, através de dispositivos instalados nas quatro portas, capô e porta-malas. Ele não possui um sensor de presença, logo se alguém estourar o vidro e não abrir a porta, tecnicamente o alarme não disparará.

Por fim o Alarme Volumétrico utiliza um sensor ultrassônico que emite ondas sonoras dentro da cabine do veículo, monitorando qualquer movimento. Esse sensor conta com dois dispositivos, um funcionando como “microfone” e outro como “alto-falante”. Um emite sinais que viajam pelo interior o veículo até encontrar o outro dispositivo.

Quando o veículo está fechado, o perfil da onda sonora que chega ao “microfone” é o padrão, bem definido e conhecido pelo módulo eletrônico que controla o sistema de alarme. Se uma ou mais janelas forem violadas, o perfil da onda sonora é alterado, o que indica ao módulo eletrônico a violação e a necessidade de se disparar o alarme sonoro.

Veja este vídeo, bem interessante para que você possa identifica o tipo de alarme que seu carro possui

 

Se você já entendeu o funcionamento do alarme, é hora de escolher o melhor para suas necessidades. Na ClickSound você encontra uma grande variedade de Alarmes da Pósitron, e muitos outros produtos. 

 

Tem alguma dúvida? Escreve nos comentários que a gente responde 😉

 

PARTICIPE, COMENTE!

x

Veja Também

kit-ferramentas-multilaser-au310-acessorios-clicksound-24-peças

Kit Ferramentas (24 peças) Multilaser

O Kit de ferramentas da Multilaser, é compacto e pode ajudar em qualquer situação de ...